Logo Baru Observatório

Rio Grande do Sul: prazo de adesão das empresas termina hoje

O programa emergencial consiste no pagamento de duas parcelas no valor de R$ 1.412 cada, que serão pagas nos meses de julho e agosto próximos. Em contrapartida, as empresas não poderão demitir esses trabalhadores por um período de quatro meses (dois meses do benefício e mais dois meses seguintes), exceto em caso de pedido de demissão.

Um placeholder qualquer

26 de junho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

As empresas do Rio Grande do Sul têm até 23h59 desta quarta-feira (26) para aderir ao Programa Emergencial de Apoio Financeiro, destinado aos trabalhadores afetados pelas intensas chuvas que atingiram o estado. O programa prevê o pagamento de duas parcelas de R$ 1.412, nos meses de julho e agosto, com a contrapartida de que as empresas não demitam esses trabalhadores por quatro meses, exceto em casos de pedido de demissão.

O benefício abrange trabalhadores com vínculo formal de emprego, aprendizes, estagiários, empregados domésticos e pescadores profissionais artesanais que sejam titulares de benefícios assistenciais ou previdenciários. Apenas empresas situadas em áreas oficialmente reconhecidas como em estado de calamidade ou emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) podem inscrever seus empregados para receber o apoio financeiro.

Empresas públicas e sociedades de economia mista, incluindo suas subsidiárias, não podem participar do programa. Além disso, empregados de empregadores em débito com o sistema de seguridade social não terão direito ao benefício. Na terça-feira, dia 25, 10.224 empresas já havia aderido ao programa, e foram registrados 4.083 requerimentos de pescadores artesanais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

*Com informações da Agência Brasil/Foto:Bruno Peres

Leia a matéria completa no site: Apoio Financeiro: prazo de adesão das empresas do RS termina hoje | Agência Brasil (ebc.com.br)

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.