Logo Baru Observatório

Laboratório Teuto avança em sustentabilidade com redução de impactos e economia circular

Iniciativas como transição para gás natural, painéis solares e logística reversa de medicamentos trouxeram resultados expressivos

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

04 de julho de 2025

Compartilhe nas redes sociais

Comprometido com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Laboratório Teuto tem implementado uma série de medidas para reduzir seu impacto ambiental. Para Aretha Duarte, supervisora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o compromisso da indústria farmacêutica com a responsabilidade socioambiental se traduz em ações concretas — desde campanhas de conscientização até investimentos em práticas sustentáveis.

"Essas ações e investimentos fortalecem a imagem da empresa e permitem educar e engajar colaboradores, fornecedores e a comunidade sobre a relevância das práticas sustentáveis", afirma. Segundo a supervisora, incentivar a adoção de comportamentos mais conscientes é fundamental no cenário atual.

Uma das principais ações do Teuto foi a substituição do óleo combustível derivado de petróleo (BPF) por Gás Natural Liquefeito (GNL), resultando em uma redução de  100% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e 93,9% nas de óxidos de enxofre (SOx). "Esta transição foi fundamental para diminuir nossa pegada de carbono e alinhar nossas operações a padrões mais limpos", destaca.

Além disso, a empresa já conta com painéis de energia solar fotovoltaica e adquire energia incentivada, diversificando sua matriz energética para soluções mais limpas. 

Economia Circular e Gestão de Resíduos

No âmbito da economia circular, o Teuto investe ativamente para minimizar o envio de resíduos a aterros, que geram metano – um potente gás de efeito estufa. A circularidade é aplicada desde o design de produtos e embalagens, com o desenvolvimento de opções mais leves e recicláveis. Um exemplo são as cartonagens Vitacycle, que contém 40% de fibras provenientes de economia circular.
Além disso, a empresa mantém parcerias estratégicas para logística reversa e reciclagem. Destacam-se a Eu Reciclo, responsável pela compensação - por meio da reciclagem - do volume de embalagens recicláveis do Teuto distribuídas em todo o Brasil; e a Logmed, sistema do qual a empresa é conveniada para a logística reversa de medicamentos.

Educação Ambiental e Eficiência Operacional

O laboratório também promove oficinas de conscientização para colaboradores, estendendo para as crianças do Centro de Educação Infantil Walterci de Melo, fomentando a cultura de sustentabilidade desde cedo. Além disso, investe na automação de processos para reduzir o consumo de água - como no sistema de reúso para torres de resfriamento - e na otimização do uso de energia.

Aretha ressalta que conciliar produtividade e sustentabilidade exige tecnologia e inovação: "Investimos em maquinário moderno, design sustentável e metas ESG (Ambiental, Social e Governança) para garantir que nosso crescimento seja aliado à preservação ambiental". Com essas iniciativas, o Laboratório Teuto reforça seu papel como empresa farmacêutica sustentável, alinhada às demandas globais por um futuro mais verde

© 2025 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.