Logo Baru Observatório

Quem somos

Jornalista (UFG), Cientista Social, Mestre em Comunicação (UFG), Esp. em Assessoria de Comunicação (UFG), Doutoranda em Ciências Ambientais (UniEvangélica)

Letícia Jury

Jornalista (UFG)

Cientista Social

Mestre em Comunicação (UFG)

Esp. em Assessoria de Comunicação (UFG)

Doutoranda em Ciências Ambientais (UniEvangélica)

O Baru é uma espécie típica do Cerrado brasileiro, sendo uma árvore nativa da região e bem adaptada às condições desse bioma, um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando uma variedade de espécies vegetais e animais. O Baru desempenha um papel fundamental nesse ecossistema, fornecendo alimento e habitat para diversas espécies de fauna e flora.

Além disso, o Baru é considerado uma espécie-chave para a regeneração natural do Cerrado, pois suas sementes apresentam alta capacidade de germinação e dispersão. Isso auxilia na recomposição das áreas degradadas do bioma e na manutenção de sua biodiversidade.

Foi justamente por ser uma das espécies emblemáticas e representativas do Cerrado, e por desempenhar um papel essencial na ecologia desse bioma, que escolhemos Baru para ser o nome do Observatório de Jornalismo Ambiental.

Nossa ideia com este portal é monitorar, analisar e promover a cobertura jornalística relacionada às questões ambientais; acompanhar a forma como os meios de comunicação abordam temas como mudanças climáticas, conservação da natureza, problemas ambientais locais e globais; investigar documentos jornalísticos históricos; promover a educação para os meios e a leitura crítica. 

Sejam bem vindos! E boa leitura. 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.