Logo Baru Observatório

Seminário sobre expressões e saberes do Cerrado acontece na Estação Ferroviária

VI SETEE acontece nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, na Estação Ferroviária de Anápolis, e conta com a realização de palestras, rodas de conversa, exposições artísticas, simpósios temáticos e apresentações culturais.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

05 de agosto de 2025

Compartilhe nas redes sociais

A sexta edição do Seminário do Programa de Pós-Graduação Territórios e Expressões Culturais do Cerrado -VI SETEE acontece nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, na Estação Ferroviária de Anápolis, e conta com a realização de palestras, rodas de conversa, exposições artísticas, simpósios temáticos e apresentações culturais.

O evento é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem a natureza acadêmica interdisciplinar e os propósitos da capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades multidisciplinares inerentes às áreas afins ao Programa.

Nesta edição, o seminário propõe uma reflexão sobre as múltiplas ameaças que incidem sobre o bioma Cerrado, compreendido enquanto território de saberes, culturas e resistências. As urgências e emergências socioambientais, agravadas pela intensificação de processos predatórios e pela fragilização de políticas públicas, impõem a necessidade de análise crítica e de proposição de alternativas comprometidas com a sustentabilidade, a justiça socioambiental e a valorização dos modos de vida tradicionais.

Programação

O primeiro dia será marcado pela exposição de arte, que contará com um debate com os artistas convidados, com foco nas manifestações culturais em prol do debate ambiental. A manhã se encerra com a palestra de um representante da Associação Quilombo Kalunga (AQK). À tarde, o professor Rodrigo Magalhães (IFG – Campus Senador Canedo) dará continuidade às discussões, que seguem com apresentação cultural, mostra de banners e os simpósios temáticos que abordam desde a ocupação urbana até as interfaces entre arte, religião e resistência no Cerrado.

Na sexta-feira, dia 22, o seminário retoma as atividades com o Encontro de Egressos pela manhã, o que reforça o vínculo entre formação acadêmica e prática social. À tarde, acontece a premiação da Mostra Fotográfica, seguida do encerramento oficial do evento.

© 2025 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.