Logo Baru Observatório

Matéria da FOLHA exalta Agro e desconsidera questão ambiental

Enquanto Observatório de Jornalismo Ambiental, buscamos apresentar as notícias em diferentes veículos de comunicação e despertar a atenção do leitor para o discurso que nela está presente, ou seja, que se materializa e qual a intenção do autor.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

10 de julho de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A Folha de São Paulo publicou na edição de hoje, dia 10, uma extensa matéria intitulada: ‘Agro eleva PIB, renda e população, e desigualdade cai onde setor avança mais’. A reportagem inicia com a informação de que a produção agropecuária saltou 21,6% na comparação com os últimos três meses de 2022. Outra citação é quanto aos dados do Censo 2022 do IBGE, recém divulgados, que trouxeram a informação de crescimento populacional nas fronteiras agrícolas; que soma a afirmação de que nos últimos anos o agronegócio vem transformando a cultura e as cidades no Brasil, elevando a renda, gerando oportunidades e diminuindo desigualdades. 

Seguindo os elogios a atividade econômica, o texto cita a novela da Globo - ‘Terra e Paixão’, fala sobre hits sertanejos e mais uma vez enfatiza que o Agro atrai bilhões de investimentos e sofistica os setores de serviço e industriais. Utilizando dados da Fundação Getúlio Vargas, apresenta que o trabalhador da região Centro-Oeste do país é o melhor remunerado (mas fala de outras regiões também).  A reportagem cita até mesmo projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que consideram que o agro brasileiro deve liderar a produção de alimentos e das exportações até 2027. 

Depois de ressaltar inúmeras potencialidades, um depoimento chama a atenção do leitor, um engenheiro agrônomo, professora da FGV, diz que observa preconceito por parte da elite de esquerda com o Agro. E traz os dados de que o Ministério do Meio Ambiente teria reconhecido que apenas 2% dos produtores desrespeitam o Código Florestal. E por meio de mais dados, a reportagem segue afirmando que a atividade econômica pouco prejudica o meio ambiente. 

Enquanto Observatório de Jornalismo Ambiental, buscamos apresentar as notícias em diferentes veículos de comunicação e despertar a atenção do leitor para o discurso que nela está presente, ou seja, que se materializa e qual a intenção do autor. Abaixo, postamos o link da matéria na íntegra, para que você faça a leitura crítica da reportagem, e neste sentido concorde, ou não, com as afirmações feitas pelo veículo de comunicação.

Boa leitura e boas reflexões! 

Agro puxa PIB e reduz desigualdade - 10/07/2023 - Mercado - Folha (uol.com.br)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.