Logo Baru Observatório

Governo irá investir em cooperativas de reciclagem, mas você também precisa fazer a sua parte!

A prática da separação de lixo em casa não apenas contribui para a conservação ambiental, mas também fomenta a conscientização sobre o impacto das ações individuais, estendendo-se a toda a família. Não é isso que sempre destacamos? A importância da mudança que desejamos ver começa por nós mesmos?

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

20 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

O Governo Federal anunciou o lançamento de editais que irão selecionar entidades da sociedade civil para atuar na estruturação e no fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O investimento será de R$ 19,3 milhões para o fortalecimento de cooperativas de catadores. No entanto, esta política pública não conseguirá ter êxito se toda a população não contribuir com a separação do lixo em suas residências, locais de trabalho, de lazer, dentre outros espaços de convivência.

A separação de resíduos desempenha um papel importante na promoção de práticas ambientalmente sustentáveis. A reciclagem, uma das principais consequências dessa separação, desempenha um papel vital na conservação de recursos naturais e na redução do impacto ambiental negativo. Materiais como papel, vidro, plástico e metal podem ser reciclados e reutilizados. Outra informação importante é que a reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de materiais que vão para aterros ou são queimados.

Agora, falando sobre geração de emprego e renda, ao separar o lixo que pode ser reciclado, você - enquanto cidadão - contribui com o setor de reciclagem, cria empregos e estimula a economia circular em sua cidade. Ao reciclar, materiais como papelão, plástico e vidro podem ser transformados em novos produtos, e com isso, criar oportunidades de emprego em diversas etapas do processo.

Outro ponto relevante é que a prática da separação de lixo em casa não apenas contribui para a conservação ambiental, mas também fomenta a conscientização sobre o impacto das ações individuais, estendendo-se a toda a família. Não é isso que sempre destacamos? A importância da mudança que desejamos ver começa por nós mesmos?

Ao adotar essa prática, todos da sua casa e do seu local de trabalho se tornam agentes de mudança influenciam positivamente uns aos outros e inspiram a adoção cotidiana de hábitos mais sustentáveis.

Não sabe como começar?

Separe os Materiais Adequadamente: Divida os resíduos em categorias como papel, plástico, vidro e metal.

Informe-se sobre a Coleta Seletiva: Muitas cidades já têm programas de coleta seletiva. Conheça os dias e horários específicos para cada tipo de material.

Reduza, Reutilize e Recicle: Além de reciclar, reduza o consumo de produtos descartáveis, reutilize itens sempre que possível e, quando necessário, recicle de maneira adequada.

Eduque e Compartilhe: Compartilhe informações sobre a importância da separação de lixo com amigos, familiares e colegas. A educação é fundamental para criar uma sociedade mais consciente.

Crédito da Foto: Bruno Velasco

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.