Logo Baru Observatório

Goiás participa da rede internacional pela neutralidade climática até 2050

A neutralidade climática se refere a gases de efeito estufa (GEE) pelo equilíbrio entre as emissões e as absorções desses gases. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) lançou, em 2015, uma iniciativa para incentivar os países a adotar ações para que se atinja a neutralidade climática no mundo até 2050.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

13 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A notícia foi publicada no site da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado de Goiás.  Conhecida como Coalizão Under2, o objetivo da rede internacional, que Goiás passa a fazer parte, é reunir globalmente estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais que estejam comprometidos em zerar as emissões de gases de efeito estufa até, no máximo, 2050.

O site da SEMAD informa ainda que a Coalizão Under2 é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 2003, com escritórios na Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Holanda e China. A organização possui relações com mais de 220 estados e governos locais e é considerada uma das iniciativas mais promissoras para redução das emissões de gases de efeito estufa.

Segundo a matéria, o ingresso à coalizão é requisito para participação na campanha “Corrida para o Zero”, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa campanha reúne voluntariamente atores não estatais, como empresas, cidades, regiões, instituições financeiras, educacionais e de saúde, para tomada de decisões rigorosas e imediatas em prol da redução das emissões globais - com objetivo de reduzir as emissões pela metade até 2030.

“Essa é mais uma ação que mostra o compromisso do Estado de Goiás com a agenda climática”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.