A relação entre calor, inteligência e raiva, segundo estes estudos
Portal Nexo publica matéria em que pesquisadores analisam como altas temperaturas afetam o cérebro humano
06 de julho de 2024
Compartilhe nas redes sociais
Os cientistas estão em consenso que altas temperaturas ameaçam aspectos da saúde física, podendo provocar aumento do risco de ataques cardíacos, insolação e morte – principalmente quando se trata de adultos mais velhos e pessoas com doenças crônicas.
Quanto aos efeitos que o calor provoca no cérebro humano, por outro lado, ainda não há um consenso científico. Apesar disso, uma série de estudos publicados na última década indicam que o aumento da temperatura pode ser um agravante para raiva e impulsividade, além de interferir no raciocínio, prejudicando a capacidade cognitiva.
Um dos estudos mais recentes acerca do tema foi feito pelo economista ambiental da Universidade da Pensilvânia, R. Jisung Park. Em 2021, ele publicou na revista científica Nature um artigo que analisou o desempenho cognitivo de estudantes universitários conforme o aumento da temperatura.
Leia a matéria completa no link: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/07/05/a-relacao-entre-calor-inteligencia-e-raiva-estudos