Logo Baru Observatório

Você sabia que o Brasil possui um Plano Anual de Biodiversidade?

Mas você sabe o que é isso? Qual a importância de um plano? Aliás, você sabe o que é Biodiversidade? A diversidade biológica influencia diretamente os ciclos que sustêm a vida no planeta – ciclos biogeoquímicos, como o da água, carbono, oxigénio ou azoto – e para compreender a importância da biodiversidade nada melhor do que percebermos que dependemos dela para obter quase tudo, desde o ar que respiramos à água que bebemos.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

08 de novembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais



Você sabia que o Brasil possui um Plano Anual de Biodiversidade? Mas antes de falar sobre isto, você sabe o que é Biodiversidade? Em síntese é a variedade de vida do planeta, seus ecossistemas, todas as formas de vida e comos se relacionam. 

O objetivo do Plano Anual de Biodiversidade, segundo o documento apresentado para o ano de 2023: é promover o uso sustentável dos recursos, formalizar parcerias e acordos de cooperação técnica, contribuir para a elaboração e implementação de planos de prevenção, controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras.

Consta ainda:  promover ações de recuperação ambiental por meio de programas e projetos ambientais com uso de mecanismos de estímulo à recuperação ou recomposição da vegetação nativa e ao uso de práticas sustentáveis; fortalecer a conversão de multas ambientais em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente as ações; aprimorar os sistemas de monitoramento ambiental.

Na última segunda-feira, dia 6, (foto) teve início a Reunião Técnica do Plano Nacional Anual de Biodiversidade (Planabio 2024), em Brasília. O encontro prossegue até o dia 10 deste mês e reúne servidores da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) e os os chefes das Divisões Técnicas (Ditec) e dos Núcleos de Biodiversidade (Nubio).

A DBFlo atua em temas de alta complexidade e diversidade, com representação em todas as unidades da federação cujas atribuições possuem interface com as demais diretorias do Ibama. O Planabio 2024 será elaborado com base nas diretrizes definidas pela portaria do Ibama 228/2023.

Entre as diretrizes, ações de conservação da biodiversidade, promoção da bioeconomia local (com respeito à cultura regional), mudanças climáticas, racismo ambiental (forma de desigualdade socioambiental que afeta principalmente as comunidades marginalizadas) e desigualdades sociais. 

Qual a importância da Biodiversidade?

Segundo o site Biodiversidade, a diversidade biológica influencia diretamente os ciclos que sustêm a vida no planeta – ciclos biogeoquímicos, como o da água, carbono, oxigénio ou azoto – e para compreender a importância da biodiversidade nada melhor do que percebermos que dependemos dela para obter quase tudo, desde o ar que respiramos à água que bebemos.

A importância da biodiversidade é evidente na vertente ecológica ou ambiental, uma vez que o seu contributo é essencial para regular e manter muitos dos serviços naturais – os chamados serviços do ecossistema – que incluem, entre outros, o sequestro de carbono e a regulação do clima, a formação e conservação do solo, a filtragem do ar, o controlo de pragas e doenças e a redução do impacte das catástrofes naturais.

Acesse o link e saiba sobre a influência da biodiversidade na economia e na saúde: Qual é a importância da biodiversidade? - Biodiversidade

Foto: Reunião que acontece em Brasília, no IBAMA, para discutir o Plano de Biodiversidade para o ano de 2024. 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.