Goiás liderou a redução de desmatamento no Cerrado brasileiro
O desmatamento em Goiás caiu 59% no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados no dia 25 de julho pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Letícia Jury
01 de agosto de 2024
Compartilhe nas redes sociais
Segundo notícia postada no portal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do governo de Goiás, o desmatamento diminuiu 59% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). No primeiro semestre de 2023, a área desmatada foi de 36.819 hectares, enquanto em 2024 foi de 15.005 hectares, com uma redução na média de área desmatada por alerta de 7,78 hectares para 6,67 hectares.
Goiás liderou a redução de desmatamento no Cerrado brasileiro, ao contrário da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que continua a responder por 77% do desmatamento no bioma. Notavelmente, nenhum município goiano figura entre os dez mais desmatados do Cerrado em 2024, sendo eles Balsas (MA), Ponte Alta do Tocantins (TO), Alto Parnaíba (MA), São Desidério (BA) e Uruçui (PI).
De acordo com o portal, o governador Ronaldo Caiado atribuiu a redução ao compromisso ambiental dos goianos e às práticas agrícolas sustentáveis, reforçadas pelo pacto firmado em setembro de 2023 para eliminar o desmatamento ilegal até 2030.
A notícia traz ainda a fala da secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, que destacou que Goiás conseguiu, pela primeira vez, revisar e aplicar sanções a 100% dos alertas de desmatamento recebidos, um feito não alcançado por outros estados, graças ao concurso público e investimentos em tecnologia de monitoramento.
Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável