COP28 e o histórico das conferências sobre o Meio Ambiente
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano - Estocolmo, 1972 - foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e marcou o início do diálogo internacional sobre questões ambientais. O evento resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
28 de novembro de 2023
Compartilhe nas redes sociais
A 28ª Conferência do Clima da ONU, a COP28, inicia no dia 30, próxima quinta-feira. Neste ano acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As principais discussões serão a transição para a energia limpa, com o objetivo de cortar as emissões de carbono antes de 2030 e limitar o aquecimento global em 1.5° C (2.7° F) acima dos níveis pré-industriais; colocar a natureza, as pessoas e as comunidades no centro das ações climáticas, o que inclui o auxílio para que os mais vulneráveis se adaptem às mudanças; e também propor um arcabouço para um novo acordo de financiamento de ações climáticas que deve ser acessível e disponível aos países em desenvolvimento.
Neste momento, é importante fazer uma retrospectiva dos eventos ambientais internacionais, que marcaram a trajetória da conscientização e da ação em relação às questões ambientais, dentre eles:
-
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972): foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e marcou o início do diálogo internacional sobre questões ambientais. O evento resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
-
Cúpula da Terra (Rio de Janeiro, 1992): também conhecida como Rio-92, essa conferência levou à criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD). O evento destacou a importância do desenvolvimento sustentável.
-
Protocolo de Kyoto (1997): foi um marco importante ao estabelecer metas vinculativas para a redução das emissões de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos.
-
Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, 2002): realizada dez anos após a Cúpula da Terra no Rio, esta conferência revisou o progresso na implementação das metas de desenvolvimento sustentável e abordou questões como água, saneamento e energia.
-
Acordo de Paris (2015): resultado da 21ª Conferência das Partes (COP21), é um dos eventos mais significativos recentes. Estabeleceu metas globais para limitar o aumento da temperatura global e impulsionar esforços para combater as mudanças climáticas.
Mas por que estes eventos internacionais são importantes? Abaixo listamos alguns motivos:
-
Essas conferências ajudaram a aumentar a conscientização global sobre questões ambientais e a necessidade de ação coletiva.
-
Muitos desses eventos resultaram na criação de marcos jurídicos e políticos, como tratados e acordos internacionais, que orientam a ação dos países na abordagem de desafios ambientais.
-
Os eventos fornecem plataformas para a cooperação internacional, reunindo líderes, especialistas e ativistas para trocar ideias, compartilhar melhores práticas e negociar acordos.
-
Muitos desses eventos estabeleceram metas e compromissos específicos para os países, incentivando a implementação de medidas concretas para lidar com questões ambientais.