Logo Baru Observatório

Projeto Kalunga voltado a Sociobiodiversidade busca combater exploração de recursos

Segundo Henrique Rosa, o Projeto 'Frutos da Sociobiodiversidade Kalunga' nasceu da observação da exploração das mercadorias por comerciantes, que compram produtos a preços baixos e os vendem a preços elevados no mercado.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

03 de setembro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Henrique dos Santos Rosa, de 25 anos, é da Comunidade Quilombola Kalunga Vão das Almas. Ele é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e é técnico em agropecuária pelo Instituto Federal de Brasília. Atualmente trabalha com restauração ecológica do Cerrado, projetos de sustentabilidade e com turismo na cidade de Cavalcante. Henrique Rosa falou ao Baru sobre o Projeto ‘Frutos da Sociobiodiversidade Kalunga’, que conta com o apoio da Fundação O Boticário.

Segundo ele, o projeto está em fase inicial. “Já fizemos uma pequena reforma no espaço e no momento estamos efetuando a compra dos equipamentos da agroindústria. Ainda não há uma quantidade exata de produtores participando, essa lista vai ser realizada após a inauguração e o curso que será promovido nos próximos meses”, conta. 

Letícia Jury - Como surgiu a ideia do projeto e de sistematizar o conhecimento em uma ação?

Henrique Rosa - O Projeto 'Frutos da Sociobiodiversidade Kalunga', nasceu através da observação da exploração das nossas mercadorias, pois comerciantes aproveitam dos kalungas para comprarem as mercadorias a preços baixos e comercializar essa mesma produção em um valor elevado.

Letícia Jury - Quais foram as primeiras ações do projeto?

Henrique Rosa - As ações foram desenvolvidas através de conversas e observações com extrativistas Kalunga, os quais relataram de forma implícita a exploração dos seus recursos naturais. Através disso foi desenvolvida a ideia que os extrativistas precisavam de auxílio para que esse público não fosse mais explorado de forma insustentável.

Letícia Jury - O objetivo do projeto é valorizar o povo Kalunga?

Henrique Rosa - Sim. O Projeto 'Frutos da Sociobiodiversidade Kalunga' vem com o objetivo de valorizar a produção de extrativistas e também dos pequenos produtores rurais, valorizando as suas produções/explorações, gerando renda de forma rentável para os Kalungas. O projeto tem como finalidade estruturar uma infraestrutura com equipamentos e medidas sanitárias capazes de atender o público estadual de Goiás, expandindo os produtos Kalunga para todo o estado e futuramente em todo território nacional. Levando os frutos do cerrado para todo o Brasil.

Letícia Jury - Quem é a equipe que está a frente do projeto?

Henrique Rosa - A equipe do projeto é formada por mim, Henrique Rosa, engenheiro agrônomo pela UFG; por Carlos Pereira, presidente da Associação Quilombo Kalunga, instituição que representa todo o Quilombo Kalunga; por Alcileia Torres, discente de Jornalismo e influenciadora digital; por Rhyllarry Coelho e Silva, ecóloga; entre outros.

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.