Sagres divulga que "Educação para meninas quilombolas é tema de discussão no MEC"
Durante o evento, foram discutidos temas como a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e a aprovação de um novo Plano Nacional de Educação (PNE).
22 de agosto de 2024
Compartilhe nas redes sociais
O Ministério da Educação (MEC) realizou o 1º Encontro da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas, debatendo políticas de inclusão e equidade para a educação quilombola no Brasil. Durante o evento, foram discutidos temas como a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e a aprovação de um novo Plano Nacional de Educação (PNE). A iniciativa, que visa fortalecer a educação quilombola, foi destacada por sua importância na formação de novas lideranças e no enfrentamento das desigualdades enfrentadas pelas comunidades quilombolas.
A Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas, criada pela Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais (Conaq) em 2022, oferece formação específica e relevante para a realidade das alunas quilombolas, buscando colocar o território no centro das discussões educacionais. A escola já formou 39 meninas e 11 meninos quilombolas, além de 40 professores, e promove campanhas como a de Educação de Qualidade para Meninas Quilombolas, lançada em 2023, para dar visibilidade às demandas dessa população.
A Política Nacional de Equidade, instituída pela Portaria nº 470/2024, tem como objetivo combater as desigualdades étnico-raciais e o racismo nas instituições de ensino, abrangendo toda a comunidade escolar. Entre seus compromissos estão a criação de metas e sistemas de monitoramento, a formação de profissionais para a educação quilombola e antirracista, e a implementação de protocolos para prevenção e combate ao racismo em escolas e instituições de ensino superior.
Leia a matéria completa no site: Educação para meninas quilombolas é tema de discussão no MEC em políticas de inclusão e equidade (sagresonline.com.br)