Logo Baru Observatório

'Refaunação': o maior projeto de reintrodução de espécies nativas das Américas

No segundo episódio da série no Fantástico, Sonia Bridi fez uma viagem para conhecer essa iniciativa no Norte da Argentina.

27 de maio de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Uma floresta não é feita só de árvores. Para recuperar um ecossistema equilibrado é preciso reintroduzir animais no ambiente. E isso é urgente. Florestas são o melhor instrumento para reduzir a temperatura do planeta, manter água nos rios e prevenir fenômenos extremos como secas ou enchentes.

O segundo episódio sobre Refaunação do Fantástico fez uma viagem ao Parque Nacional do Iberá, no norte da Argentina, onde fica o maior projeto de reintrodução de espécies nativas das Américas.

Os esteiros do Iberá já foram um delta interno do Rio Paraná, onde hoje é fronteira entre Argentina e Paraguai. Há milhares de anos, o lago secou e o Rio Paraná encontrou um leito. Esta a segunda maior planície alagada do planeta, atrás apenas do Pantanal.

Quer saber mais? Acesse o site do Fantástico: 'Refaunação': o maior projeto de reintrodução de espécies nativas das Américas | Fantástico | G1 (globo.com)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.