Logo Baru Observatório

Programa Virada Ambiental já plantou mais de um milhão de mudas

O programa Virada Ambiental, atualmente em sua 5ª edição, plantou mais de 1,1 milhão de mudas desde sua criação, em 2019, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, que tem a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) como uma de suas parceiras, será realizado em 17 Estados, além do Distrito Federal, neste ano, com plantio em mais de 240 municípios brasileiros.

Baru Observatório

27 de novembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: SEMAD

O investimento total para o plantio de 1,1 milhão de mudas foi de quase R$ 7 milhões. A área plantada,a partir desse investimento, foi de 1,8 mil hectares - área equivalente a quase 2 mil campos de futebol.

Na edição atual, que entra em sua fase final nesta semana, para plantio das mudas, 195 municípios goianos integram o projeto. Além destes, outros municípios de 16 Estados e o Distrito Federal estão entre os inscritos.

Para participação na ação, além da inscrição, aberta em junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, são realizadas capacitações dos gestores públicos para obtenção de melhores resultados com o plantio das mudas. Até o dia 24 de novembro, os municípios deverão plantar o número de mudas equivalente ao que foi informado.

Cada cidade é obrigada a plantar, pelo menos, mil mudas de árvores nativas. As áreas de plantio são bacias de captação de água para abastecimento municipal ou naquelas indicadas pelas prefeituras municipais, em parceria com a Emater e demais órgãos locais.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.