Logo Baru Observatório

Pequenos agricultores tocam a produção sem esquecer da sustentabilidade

Pequenos agricultores cultivam o futuro, priorizando a produção com sustentabilidade em cada passo.

G1 Goiás

04 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A sustentabilidade em propriedades rurais é um assunto fundamental para garantir a preservação ambiental e o equilíbrio dos ecossistemas. No meio agrícola, práticas sustentáveis envolvem o manejo responsável do solo e a sua preservação. Além disso, a utilização de métodos orgânicos e a redução do uso de agrotóxicos contribuem para preservar a biodiversidade e a proteção da saúde humana.

A família Yassuda se destaca pelo compromisso ambiental em seu sítio, que possui sete hectares de reserva legal originados de um reflorestamento realizado há muitos anos. “Muitos pensam que a árvore é sujeira, que atrapalha a produção. Mas eu vejo de uma forma diferente, ela é uma vida, um organismo que trabalha por nós”, relata Emília, proprietária da produção.

A promoção da prática natural mostrada pelos familiares exige uma atenção constante ao cultivo e à adubação. O solo bem nutrido é considerado o passo inicial, sendo recomendado o uso de matéria orgânica, a gestão consciente dos recursos hídricos e a aplicação responsável de produtos químicos.

Essas práticas corroboram a necessidade de um equilíbrio entre a produtividade agrícola e a preservação dos ecossistemas locais.

Outro exemplo de sustentabilidade na agricultura é outra propriedade familiar, localizada em Lins (SP). Em toda a área de cultivo, a produção é totalmente orgânica, sem o uso de defensivos químicos.

O crescimento das hortaliças é fomentado pelo emprego de esterco de galinha, herbicidas biológicos e torta de mamona. Mas o grande destaque vai para a preparação cuidadosa do herbicida, realizado a partir de cepas fornecidas por um fabricante, multiplicadas e conservadas em laboratório, ressaltando a importância da inovação do agro para se adequar às questões ambientais do futuro.

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.