Logo Baru Observatório

Nuvem de poeira em Goiás: entenda o que aconteceu e por quê

Dia Online

21 de agosto de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Os goianos amanheceram neste sábado (19/8) com um fenômeno inusitado no céu: uma nuvem de poeira em Goiás. Mas afinal, o que aconteceu e por quê?

Moradores de diversos municípios registraram a poeira no ar, como Goiânia, Anápolis, Itauçu, Nerópolis, Heitoraí e cidade de Goiás.

Entenda o que aconteceu com a nuvem de poeira em Goiás

Nuvem de poeira
Diversas cidades registraram a poeira no ar. Foto: Reprodução

De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), e fenômeno é causado devido ao longo período de estiagem aliado à aproximação de uma frente fria.

Em Goiás, alguns municípios já estão há mais de 100 dias sem chuva e, com isso, o solo começa a se desagregar, deixando muita poeira na superfície. Com a ventania formada no sul do país devido à frente fria, o pó sobe para a atmosfera.

A previsão, segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), é que a poeira se dissipe aos poucos, deixando o ambiente instável até a próxima segunda-feira (21). Além disso, há expectativa que a frente fria continue avançando, trazendo chuvas isoladas para Goiás.

Goiânia encoberta por poeira
Goiânia encoberta por poeira. Foto: Reprodução

A recomendação continua sendo a mesma para os períodos de seca, como beber muita água, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar desgaste físico nas horas mais secas.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.