Logo Baru Observatório

Inteligência artificial e drones aceleram reflorestamento na Serra do Mar

A Revista Veja trouxe matéria sobre o município de Barra do Sahy, no litoral norte de São Paulo. Afetado por fortes chuvas em fevereiro deste ano, ele tem recebido uma iniciativa pioneira, que utiliza drones e inteligência artificial para reflorestamento.

Baru Observatório

09 de outubro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Veja

Incrustada entre a Serra do Mar e o litoral, a região do Sahy sofreu mais de 600 deslizamentos de terra durante as chuvas de verão, um desastre que resultou na morte de 65 pessoas e devastou mais de 200 hectares de mata atlântica. O processo de recuperação teve início neste mês de agosto, capitaneado pelo Instituto de Conservação Costeira (ICC), uma ONG que atua nas praias do litoral paulista, e a Ambipar. 

Mas esse não é um reflorestamento de encostas convencional, em que mudas são plantadas uma a uma por seres humanos. Como a região é acidentada e de difícil acesso, optou-se pelo uso de drones para despejar milhares de sementes do céu. 

As sementes de mais de 20 espécies nativas são acondicionadas em biocápsulas, isto é, cápsulas biodegradáveis feitas com colágeno. Esse material seria descartado pela indústria farmacêutica, mas agora ganha novo uso 

“O colágeno e o adubo são ricos em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, que aceleram o crescimento das mudas”, observa o engenheiro ambiental Gabriel Estevam, do Centro de Pesquisa da Ambipar. 

Leia a matéria completa e veja as fotos no site da Revista Veja. Basta acessar o link: Inteligência artificial e drones aceleram reflorestamento na Serra do Mar | VEJA (abril.com.br)

 

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.