Logo Baru Observatório

Grupo de idosos se dedica ao reflorestamento da Serra do Japi em Jundiaí: 'É muito mais que plantar'

Grupo de idosos já plantou mais de 700 mudas na Serra do Japi. Com o passar do tempo, eles enxergaram um novo sentido na vida através da atividade, antes praticada por hobby.

G1 Goiás

14 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A Serra do Japi, localizada no município de Jundiaí (SP), é nacionalmente conhecida por sua vegetação extensa e fauna diversa. E foi nela que um grupo de aposentados encontrou um novo sentido na vida: praticando o reflorestamento e a manutenção da área verde.

“O portal estava abandonado, com plantas mortas e flores murchas. Então, comecei a mexer na terra, que estava muito dura. Plantei várias árvores, como ipês, araçás de várias cores, entre vários outros, inclusive árvores que dão frutos para a fauna da serra”, conta Joaquim Morais, que iniciou as ações voluntárias.

A partir do trabalho de Joaquim, outras pessoas se interessaram em ajudar no reflorestamento da área. Atualmente, já são mais de 700 mudas plantadas, com duas toneladas de adubo, húmus e terra vegetal inteirados no espaço.

Para César Mendes de Carvalho, integrante do grupo, o significado da atitude vai muito além de renovar a natureza. “É muito mais do que plantar. Procuro interferir na utilidade da vida das pessoas. Estou sempre feliz, alegre. Procuro conhecer pessoas e fazer amigos de verdade”, finaliza.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.