Logo Baru Observatório

Brasileiros se preocupam com saúde mental, segurança e meio ambiente nas redes sociais

Nesse debate, os adultos da geração Y são os que mais empunham a bandeira ao expor um cotidiano prejudicado por eventos climáticos extremos. Já a geração X endossa publicações sobre queimadas e desmatamento, mas não emite opinião nas plataformas.

Baru Observatório

14 de fevereiro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Valor Econômico

Brasileiros de todas as idades se mostram uníssonos na internet quando o assunto é preocupação com saúde mental, segurança e meio ambiente. As gerações — prateada (formada por pessoas com mais de 60 anos), X (de 43 a 59 anos), Y (de 27 a 42 anos) e Z (jovens com até 26 anos) — também são taxativas quanto à importância da cultura. Essas são as conclusões de um estudo feito pelo Centro de Pesquisa Ponto MAP, a partir de 19,6 mil publicações feitas no quarto trimestre do ano passado por influenciadores digitais, formadores de opinião e público em geral.

Segundo Marília Stabile, fundadora da Ponto MAP, as postagens no Facebook, Instagram, TikTok e X (ex-Twitter) foram comparadas com dados levantados por institutos de referência, como IBGE, DataSUS, Caged, Ipea, entre outros. A conclusão, segundo a especialista, é que os anseios nas plataformas digitais são um retrato da sociedade. A preocupação com a saúde mental nas redes, por exemplo, vem a reboque do aumento de casos de depressão no Brasil, enquanto a angústia com as mudanças climáticas são reflexo dos desastres naturais que estão cada vez mais intensos e frequentes.

São os jovens que também se afligem mais com o aquecimento global, apesar de serem os que menos se mobilizam nas redes. Nesse debate, os adultos da geração Y são os que mais empunham a bandeira ao expor um cotidiano prejudicado por eventos climáticos extremos. Já a geração X endossa publicações sobre queimadas e desmatamento, mas não emite opinião 

Leia a matéria completa no link Brasileiros se preocupam com saúde mental, segurança e meio ambiente nas redes sociais | Empresas | Valor Econômico (globo.com)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.