Logo Baru Observatório

Universidade de São Paulo (USP) expõe obras inéditas de Siron Franco

Jornal da USP publica notícia sobre a exposição do artista goiano - um protesto contra o garimpo ilegal, a violência contra povos indígenas e a destruição do ambiente, que fica aberta ao pública até o dia 3 de novembro.

Um placeholder qualquer

29 de setembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Jornal da USP

É a primeira vez que a Cidade Universitária recebe obras de Siron Franco. Garimpo, o Carvão e o Ouro é o trabalho mais recente do artista goiano, que traz reflexões acerca da devastação e da violência resultantes do garimpo ilegal. A exposição está em cartaz na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP até 3 de novembro. 

São cinco obras inéditas que retratam a preocupação do artista com a exploração e a destruição do ambiente e dos povos originários – em particular, dos Yanomami, após os registros de ataques e invasões em Roraima no começo deste ano. Em entrevista ao Jornal da USP, Siron Franco conta que retratar essas temáticas através da arte “é inevitável”. “Essa motivação surgiu há muito tempo – eu tenho 76 anos. Costumo dizer que o último trabalho tem a minha idade. Eu tenho a ver com a região na qual vivo, o País onde vivo”, relata.

A trajetória de Franco na arte é longa. Nascido em 1947 em Goiás Velho (GO), suas experimentações artísticas tiveram início em meados de 1960. Mas foi nas décadas de 1970, 1980 e 1990 que o artista alcançou notoriedade, sobretudo com a série Césio, de 1987 – também chamada de Rua 57 –, que aborda o acidente radioativo ocorrido naquele ano em Goiânia, quando uma cápsula contendo césio-137, abandonada num terreno, foi aberta. Nessa obra, Franco já demonstrava a sua preocupação com o ambiente. Agora, na BBM, o artista dá continuidade ao seu trabalho em defesa da natureza, da democracia e da humanidade.

Leia a matéria completa no link Biblioteca Brasiliana da USP expõe obras inéditas de Siron Franco – Jornal da USP

Foto: Divulgação

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.