Logo Baru Observatório

Tatu canastra é flagrado em passeio em Goiás. Animal está ameaçado de extinção

O portal G1 trouxe matéria sobre o tatu flagrado passeando em uma fazenda em Caiapônia, no oeste de Goiás. O tatu-canastra surpreende por seu tamanho. O biólogo Edson Abrão afirma que ele é o maior tatu do mundo e lamenta que a espécie esteja ameaçada de extinção.

Um placeholder qualquer

29 de outubro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

O tatu-canastra pode chegar a até 1 metro de comprimento. Ele é um mamífero que gosta de climas quentes e úmidos e, por isso, é predominante do Brasil, mas pode ser encontrado em diversas regiões da América Latina.

Abrão explica que o tatu-canastra é onívoro, ou seja, de plantas ou outros animais. “Se alimenta de vegetais, frutas e sementes, além de pequenos insetos anfíbios, répteis, ovos e, até mesmo cadáver”, detalha o biólogo.

O especialista destaca que ele é um animal importante para a natureza. “Ele é aerosolo, isto é, gosta de cavar buracos para se esconder. Com isso, faz aração do solo, que leva oxigenação e ajuda na decomposição orgânica”, fala.

Além disso, como ele se alimenta de insetos, ajuda na diminuição de aranhas, escorpiões e outros insetos peçonhentos. “Ele é muito importante na cadeia alimentar, desde aqueles que o comem até o que ele come”, enfatiza.

Abrão diz ainda que ele não é um animal que ataca, pois, pelo contrário, tem medo de humanos e, geralmente, tenta fugir e se esconder. “Agora, se você segurar ele, ele pode morder, pois é aquele ditado: a melhor defesa é o ataque”, alerta.

Leia a matéria completa no link Tatu-canastra: conheça o maior tatu do mundo que está ameaçado de extinção e foi flagrado durante 'passeio' em lavoura em Goiás | Goiás | G1 (globo.com)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.