Logo Baru Observatório

Soluções apresentadas no Climathon têm potencial para serem adotadas pelo poder público

O evento, que reuniu 40 pessoas em oito equipes, foi realizado em Goiânia e contou com a organização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), entre outras instituições.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

15 de maio de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O projeto vencedor do Climathon, uma competição que premia propostas para lidar com mudanças climáticas, trata da construção de um reservatório subterrâneo para a comunidade Kalunga, em Goiás, durante períodos de seca. A equipe Climaticus, responsável pela proposta vitoriosa, ganhou passagens para aprender sobre mudanças climáticas na Europa.

A iniciativa inovadora do projeto está no monitoramento da água escoada nos reservatórios, o que auxiliará no planejamento para períodos de seca. O evento, que reuniu 40 pessoas em oito equipes, foi realizado em Goiânia e contou com a organização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), entre outras instituições.

Milvo Gabriel, gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, destacou que muitas soluções apresentadas no Climathon têm potencial para serem adotadas pelo poder público. A representante da União Europeia no evento, Mariama Diallo, considerou a primeira edição um sucesso e ressaltou a importância de mais Estados brasileiros se envolverem na produção de soluções para a adaptação às mudanças climáticas.

Além do projeto vencedor, a competição premiou outras equipes: a Regenera, que ficou em segundo lugar, propôs a instalação de painéis solares para descentralizar a geração de energia; e o time Sucupira, terceiro colocado, sugeriu a captura de gás metano em aterros sanitários para produzir energia destinada à iluminação pública dos municípios.

 
 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.