Logo Baru Observatório

Proteção à saúde deve estar presente na Política Nacional de Educação Ambiental

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados insere diversos dispositivos no texto da lei, estabelecendo uma relação direta entre fatores ambientais e a saúde humana.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

10 de junho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5622/23, da deputada Ana Pimentel (PT-MG), que inclui a proteção à saúde humana entre os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Publicada em 1999, a PNEA visa conscientizar sobre questões ambientais e sociais e promover a participação na preservação do meio ambiente. O projeto estabelece uma relação direta entre fatores ambientais e saúde humana, modificando a PNEA para incluir a defesa da qualidade ambiental e da saúde coletiva como parte do exercício da cidadania.

O relator da proposta, deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), apresentou parecer favorável, destacando a importância de integrar aspectos de saúde humana nas ações de educação ambiental do Poder Público. Ele afirmou que essa inclusão é conveniente e oportuna para a promoção da saúde humana.

É importante ressaltar que a degradação ambiental pode causar graves problemas de saúde ao contaminar o ar, a água e o solo, expondo as pessoas a poluentes e agentes tóxicos que podem levar a doenças respiratórias, cardiovasculares e outras condições crônicas.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.