Programa Jovens Embaixadores pelas Águas está com inscrições abertas
Objetivo é fornecer ferramentas e conhecimentos para que esses jovens possam liderar ações locais e regionais, focadas na conscientização, inovação em práticas sustentáveis e implementação de soluções eficazes.
Letícia Jury
27 de setembro de 2024
Compartilhe nas redes sociais
No próximo dia 29 se encerram as inscrições para o programa 'Jovens Embaixadores pelas Águas', uma iniciativa do Instituto Águas Resilientes, em parceria com o Fundo Casa Socioambiental, Voz das Comunidades e 4h5h Media. A ação busca identificar e capacitar 60 jovens líderes, entre 15 e 29 anos, de todo o Brasil, para atuar em projetos voltados à gestão sustentável das águas, saneamento e higiene, em conexão com o enfrentamento das mudanças climáticas.
O programa tem como objetivo fornecer ferramentas e conhecimentos para que esses jovens possam liderar ações locais e regionais, focadas na conscientização, inovação em práticas sustentáveis e implementação de soluções eficazes. Além de desenvolver habilidades de liderança e comunicação, os participantes terão a oportunidade de trabalhar em rede e promover mudanças positivas em suas comunidades.
Os candidatos devem ter entre 15 e 29 anos, residir em uma das cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul) e demonstrar interesse em temas como água, mudanças climáticas, sustentabilidade, liderança comunitária, ativismo e política de recursos hídricos. Também é essencial que estejam comprometidos com o desenvolvimento local e regional, com foco na promoção de soluções para os desafios relacionados à água e ao clima.
Segundo a diretora executiva do Instituto Águas Resilientes, Verena Meirelles, os jovens precisam ser curiosos, demonstrar habilidades de comunicação oral e escrita, saber trabalhar em equipe e mostrar capacidade de pensar de forma inovadora e criativa. "Outro critério é estar matriculado na escola, universidade ou curso técnico, e ter participado de projetos ou iniciativas ligadas à sustentabilidade, recursos hídricos ou mudanças climáticas", detalha.
Verena Meirelles explica que o processo de seleção será composto por três etapas: análise das respostas no formulário, entrevista online para avaliar o perfil de liderança e capacidade de articulação dos pré-selecionados, e a divulgação dos selecionados, que ocorrerá até o dia 04 de outubro de 2024. Serão escolhidos 12 jovens de cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), totalizando 60 participantes, com prioridade para a diversidade de gênero e cor/raça.
Para mais informações acesse o link de inscrição: https://forms.gle/KQz3H7NtUJdaeeVL7 e também o portal Contato | Águas Resilientes (aguasresilientes.com).