Logo Baru Observatório

'Águas Cerratenses' busca recuperar áreas degradadas em unidades de conservação

O projeto Águas Cerratenses é financiado pelo fundo socioambiental da Caixa Econômica Federal e tem a meta de restaurar, por meio de um método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 600 hectares de Cerrado até 2024.

Um placeholder qualquer

21 de julho de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: SEMAD

Com vistas à recomposição da vegetação nativa em áreas degradadas de unidades de conservação em Goiás, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), instituição executora do projeto Águas Cerratenses, assinaram um termo de cooperação técnica no começo de julho de 2023. O extrato foi publicado na edição de quinta-feira (13) do Diário Oficial. 

O acordo valerá por 36 meses e poderá ser prorrogado por igual período. A Semad vai ajudar a mapear as áreas que precisam ser recuperadas e, a partir do mapeamento, a RSC definirá o cronograma de trabalho. No decorrer do período de vigência de acordo, as duas partes que assinaram o termo investirão no intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para que o esforço de recomposição da vegetação nativa alcance a maior número de hectares possível. 

O projeto Águas Cerratenses é financiado pelo fundo socioambiental da Caixa Econômica Federal e tem a meta de restaurar, por meio de um método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 600 hectares de Cerrado até 2024. O objetivo da Semad e da RSC é o de que o Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) receba especial atenção do grupo envolvido nessa parceria. O Peter se localiza nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. 

Águas Cerratenses
“Nós entendemos a importância que é trabalhar em parceria. Por meio da cooperação técnica, espera-se fortalecer a cadeia de produção de sementes nativas e expandir a restauração ambiental em áreas degradadas, contribuindo para a conservação do bioma Cerrado”, afirma a coordenadora do Águas Cerratenses, Alba Cordeiro. 

O Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar” tem como foco o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento dos donos de propriedades rurais. 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.