Brigadistas protegem comunidades ribeirinhas e animais afetados
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está intensificando suas operações de combate aos incêndios em unidades de conservação federais, especialmente durante este período de estiagem, considerado o mais crítico
Letícia Jury
06 de setembro de 2024
Compartilhe nas redes sociais
O Instituto Chico Mendes, em parceria com o Ibama e o Corpo de Bombeiros Militar, realiza duas operações no Pantanal para enfrentar a seca severa que afeta o bioma. A Operação Pantanal Norte ocorre no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e arredores, enquanto a Operação Pantanal Barão de Melgaço abrange a RPPN Sesc Pantanal, a Terra Indígena Perigara e áreas próximas. No Parque Nacional, o fogo está sob controle, com brigadistas que monitoram a situação, e, no setor Porto Conceição, o incêndio foi contido, restando apenas alguns focos isolados que não apresentam risco de propagação.
Além de combater as chamas, os brigadistas também protegeram comunidades ribeirinhas, construindo e mantendo aceiros. A prioridade de combate se concentra ao sul do parque, onde um incêndio ativo está sendo combatido para evitar que as chamas alcancem o Mato Grosso do Sul. Na Operação Barão de Melgaço, iniciada em 03/08, o ICMBio enviou 11 brigadistas e um especialista em fogo para auxiliar no combate ao incêndio na RPPN Sesc Pantanal e na Terra Indígena Perigara. Ao todo, 190 profissionais de diferentes instituições estão envolvidos nas duas operações, com apoio de helicópteros e aviões, tanto para combater o fogo quanto para resgatar a fauna local.
Segundo matéria publicada no site do ICMBio, a operação também promove atendimento de animais afetados pelo fogo nos dois incidentes. Para esta finalidade, a Coordenação de Emergências Climáticas e Epizootias, instaurou um Sistema de Comando de Incidentes e conta com uma equipe de servidores do Instituto e do Ibama. O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), também está atuando sobre o comando do ICMBio.
Além disso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso possui uma equipe formada por biólogos e veterinários dando todo apoio no manejo e resgate da fauna e posterior cuidados. Entre as ocorrências cabe ressaltar o regate aéreo de um Cervo do Pantanal filhote e uma Anta adulta com as 4 patas queimadas. Estes resgates foram realizados com helicópteros do exército e os animais destinados a um centro especializado.
"A equipe ainda realiza o monitoramento dos impactos dos incêndios sobre a fauna silvestre, e entre os animais encontrados mortos destacam-se 2 Antas, um Veado Campeiro e diversos Jacarés, Serpentes, Sapos, entre outros répteis e anfíbios", destaca o portal do ICMBio.