Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais é o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Ao dar visibilidade a essa temática de forma transversal e interdisciplinar, é também uma forma de aprofundar o conhecimento sobre saberes e tecnologias sociais, principalmente os projetos de pesquisa e inovação que buscam valorizar os saberes tradicionais e, ao mesmo tempo, implementar técnicas de recuperação de áreas degradadas, por exemplo.
02 de março de 2024
Compartilhe nas redes sociais
Letícia Jury
"Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais" foi o tema escolhido para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do Brasil, que acontece de 14 a 20 de outubro de 2024. O evento tem o objetivo de mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, para fomentar a criatividade e despertar o interesse pela pesquisa, além de compreender os impactos dela na vida social.
A escolha do tema demonstra a importância de se discutir a questão ambiental em espaços formais e informais de educação. Falar sobre os biomas do Brasil é extremamente importante devido à riqueza e diversidade desses ecossistemas, que abrigam uma enorme variedade de espécies vegetais e animais, muitas das quais são encontradas apenas em nosso país. Além disso, os biomas desempenham um papel fundamental na regulação do clima, no ciclo da água e na manutenção da biodiversidade global.
Ao dar visibilidade a essa temática de forma transversal e interdisciplinar, é também uma forma de aprofundar o conhecimento sobre saberes e tecnologias sociais, principalmente os projetos de pesquisa e inovação que buscam valorizar os saberes tradicionais e, ao mesmo tempo, implementar técnicas de recuperação de áreas degradadas, por exemplo. Essas comunidades possuem um conhecimento profundo dos biomas em que vivem, incluindo informações sobre as plantas medicinais, técnicas agrícolas sustentáveis e manejo dos recursos naturais.
A valorização e o respeito pelos saberes tradicionais são fundamentais não apenas para a preservação da cultura e da identidade dessas comunidades, mas também para a conservação dos biomas e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis de uso da terra. Além disso, a tecnologia social desempenha um papel importante na conservação e no manejo sustentável dos biomas. Isso inclui práticas como agroecologia, manejo florestal comunitário, sistemas agroflorestais, entre outras, que buscam conciliar a produção de alimentos com a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI, em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.