Logo Baru Observatório

Associação de Anápolis participa de feira regional de Orgânicos

Intercâmbio, troca de experiências, fomento a atividade, incremento nas vendas e promoção da agricultura familiar

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

10 de agosto de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A 1ª Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), contou com a presença da Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (APROAR). De acordo com o engenheiro agrônomo, Álvaro Gonçalo Rodrigues, um dos fundadores da entidade, o evento foi uma oportunidade de intercâmbio de informações entre produtores de todo estado. 

O objetivo da feira, segundo a comissão organizadora, foi promover a agricultura familiar e mostrar para a sociedade a importância da atividade na garantia da segurança alimentar. O evento foi importante também para divulgar programas e ações realizados pela Emater, que assiste as famílias rurais em todo o território goiano; faz o acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, além de trazer informações sobre a adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, e a geração de renda.

Álvaro Gonçalo Rodrigues destaca que a APROAR foi criada em 2011 e desde 2015 semanalmente os produtos são comercializados na feira, que acontece às terças, no Parque Ipiranga. “Participar do evento em Goiânia trouxe novos conhecimentos, novas amizades, a divulgação do nosso projeto, e é claro, boas vendas. Agradecemos a Emater pela presença e pelo apoio”, ressaltou. 

O engenheiro agrônomo é responsável técnico da associação, que segundo ele, é composta de produtores que “trabalham com muita responsabilidade, respeito e amor aos princípios da  agroecologia e dentro das normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Agricultura; e  aos consumidores, vários deles, praticamente também fundadores deste projeto, pois estão conosco desde a primeira feira realizada em 20 janeiro de 2015”.

Fomento

A Emater está presente em todo o Estado, dando apoio para alavancar a produção dos pequenos e médios e até dos grandes produtores, ajudando a melhorar o valor do produto agregado e a qualidade. A instituição realiza programas e projetos de acesso ao crédito rural, além de promover o desenvolvimento social através do Emater Mobi, aplicativo que ajuda a encurtar a distância entre a agência e os produtores rurais goianos.

A pesquisadora da Emater, Janeth Pacheco, informa que são vários projetos de pesquisa feitos pela agência, que contribuem para alavancar a produção, e alguns exemplos são o pequi sem espinho, a multiplicação rápida da mandioca, o melhoramento do milho, o horto medicinal, entre outros.

Mauro César Rodrigues, extensionista rural da agência, diz que são mais de 300 mil famílias atendidas. “O acompanhamento é normalmente feito através das visitas às comunidades. O técnico entende a necessidade do produtor, faz uma avaliação inicial e depois o acompanhamento para ver a evolução”, cita.

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.