Trator em área de desmatamento ilegal no Cerrado
Tratorista disse saber que não poderia estar 'destruindo a natureza' em uma cidade do Piauí, mas disse que precisava trabalhar para sobreviver, e que outros desmatariam da mesma forma
12 de julho de 2023
Compartilhe nas redes sociais
G1
Em Santa Filomena (PI), a reportagem do Profissão Repórter flagrou uma área de uma fazenda grilada que estava sendo desmatada no exato momento em que os repórteres estavam na região. A edição desta terça-feira (11) mostrou os impactos do desmatamento e da grilagem no Piauí e no Tocantins.
A reportagem chegou à sede da fazenda Kajubar, de propriedade de Euclides de Carli. No local, algumas casas serviam de instalação para as pessoas que trabalham na fazenda, conforme o encarregado, Vagner Marques de Menezes. Onze pessoas trabalhariam ali, segundo ele.
Uma delas estava na condução do trator enquanto a reportagem do Profissão Repórter estava no local, terminando de remover a área anteriormente desmatada. Perguntado sobre o que estava fazendo naquele momento, ele não se furtou a responder.
Estou inerando. (...) Inerando é para plantio, né”, contou o tratorista Joel Costa Bezerra.
Questionado sobre não poder estar desmatando aquela área, ele tentou argumentar.
O Ministério Público informou à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ter conhecimento de uma série de irregularidades e violações à lei de registros públicos. De acordo com um representante da Semarh, “causa estranheza que essas licenças tenham sido concedidas pelo órgão ambiental do estado do Piauí”.
Assista o programa completo no link: