Logo Baru Observatório

Goiás conta com aplicativo para denúncias de degradação ambiental

O aplicativo, chamado Inã, já está disponível para download em dispositivos Android e iOS, além de possuir uma versão para uso em computadores. 

Baru Observatório

15 de março de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O Governo de Goiás lançou uma plataforma para recebimento de denúncias relacionadas a desmatamento, queimadas, poluição, emergências ambientais e atropelamento de animais silvestres. O aplicativo, chamado Inã, já está disponível para download em dispositivos Android e iOS, além de possuir uma versão para uso em computadores. 

O Inã está estruturado em quatro eixos principais: alerta, fiscalização, gerenciamento e consulta, conforme detalhado abaixo. Esses eixos reúnem funcionalidades que facilitam a tramitação de processos, desde a denúncia até a aplicação de sanções administrativas ambientais, incluindo agendamento e realização de audiências, protocolo e julgamento de defesas.

  1. Alerta: Permite que a sociedade faça denúncias sobre diversos temas ambientais, como desmatamento, queimadas, poluição, entre outros. O usuário pode optar por se identificar ou não, identificar o local da ocorrência no mapa da plataforma e anexar vídeos, fotos e áudios para enriquecer a denúncia.

  2. Gerenciamento: Permite ao cidadão acompanhar o andamento de processos, visualizar e anexar documentos, agendar audiências de autocomposição, protocolar defesas e assinar documentos online.

  3. Consulta: Oferece a possibilidade de checar, por meio de CPF ou CNPJ, possíveis débitos e embargos associados a propriedades. Caso não haja débitos ou embargos, o cidadão pode emitir certidões negativas.

  4. Fiscalização: Destinado exclusivamente aos fiscais da Semad, este eixo permite o uso do aplicativo mesmo em locais sem acesso à internet, como durante operações de campo. Os fiscais podem consultar outros sistemas e bases de dados da Semad durante suas diligências.*Com informações da SEMAD. 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.