Logo Baru Observatório

Jornal Opção traz levantamento de enchentes e inundações em três década no estado de Goiás

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do portal Adapta Brasil — que reúne dados sobre riscos climáticos do País—, revelam que três municípios goianos são considerados de alto risco para inundações, enxurradas e alagamentos. Há ainda seis municípios com risco muito alto de deslizamentos no estado.

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

29 de maio de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Jornal Opção publicou reportagem sobre dados que foram coletados pela plataforma Atlas Digital, uma iniciativa do Banco Mundial e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (Ceped/UFSC), que revelam que em três décadas Goiás registrou 47 enchentes e inundações, que desabrigaram 4 mil moradores.

Segundo o texto do repórter Raphael Bezerra, os eventos climáticos extremos, como as inundações em Alagoas e Pernambuco em 2010, Santa Catarina em 2011, e as chuvas catastróficas recentes no Rio Grande do Sul, evidenciam a gravidade desses fenômenos ambientais e sociais, que deverão continuar no noticiário por décadas. Esses desastres refletem a urgência de uma maior atenção e ação frente às mudanças climáticas e à degradação ambiental.

Além de impactar a vida dos moradores, comerciantes e produtores rurais, as chuvas torrenciais e inundações resultam em prejuízos financeiros significativos. O levantamento aponta que os custos públicos para ações de resgate e recuperação em Goiás aproximam-se de R$ 300 milhões, enquanto os prejuízos para o setor privado superam R$ 100 milhões. A professora Luciana Gonçalves Tibiriçá, da Universidade Federal de Goiás (UFG), destaca que as enchentes estão diretamente relacionadas às mudanças climáticas e à degradação do meio ambiente.

Leia a matéria completa no portal do Jornal Opção: Em 31 anos, Goiás registrou 47 enchentes e inundações que desabrigaram 4 mil moradores - Jornal Opção (jornalopcao.com.br)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.