Logo Baru Observatório

Semad gera 257 laudos de desmatamento em uma semana

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) finalizou a segunda semana de dezembro com uma conquista: o recorde de 257 laudos de desmatamento produzidos em apenas cinco dias de serviço.

Baru Observatório

20 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Os laudos de desmatamento são documentos que detalham as atividades ilegais de supressão da vegetação nativa, sem a devida autorização. “Os laudos são avaliações dos alertas. Chegam os polígonos de alerta, emitidos por sistemas como Mapbiomas, Deter, etc., e o analista avalia esse polígono e faz o laudo, no qual diz se houve o desmatamento e qual a área e localização”, explica o gerente de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Semad, Murilo Cardoso.

“O engajamento da equipe tem sido responsável por esse aumento tão grande no combate ao desmatamento ilegal. É importante que todos estejamos alinhados e sigamos assim, com foco, para realizarmos nosso dever aqui na secretaria”, disse Cardoso.

A média anterior, segundo o gerente, era de 140 laudos emitidos por semana. A equipe passou por um aumento, com a chegada de novos servidores, e esse reforço permitiu o avanço na produtividade da Semad. Os laudos impactam diretamente as ações de fiscalização. “Ao perceber uma ação de desmatamento ilegal, o analista passa o fluxo para a equipe que realiza o flagrante - e eles vão até o campo para averiguar a situação”, explicou o gerente da Semad.

A estratégia tem mostrado resultados. Na primeira quinzena de dezembro, foram realizados mais de 8 operações de flagrante de desmatamento ilegal em Goiás, com atuações em Marzagão, Corumbaíba, Jaraguá, Niquelândia, Cidade de Goiás e Mara Rosa.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás

 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.