Logo Baru Observatório

Defesa Civil aponta que 2,1 milhão de pessoas foram atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul

O número de afetados representa a maior retirada em massa em três décadas no país, com 446 dos 497 municípios afetados, 136 mortes e 125 desaparecidos. As forças de resgate realizaram mais de 74 mil salvamentos humanos e 10 mil de animais.

20 de maio de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O jornal Folha de São Paulo publicou matéria que traz dados da Defesa Civil e que revelam que mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o que representa 19% da população do estado. Destes, 81 mil estão desabrigados e 537 mil desalojados. O número de afetados representa a maior retirada em massa em três décadas no país, com 446 dos 497 municípios afetados, 136 mortes e 125 desaparecidos. As forças de resgate realizaram mais de 74 mil salvamentos humanos e 10 mil de animais.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, alertou sobre o aumento potencial no número de pessoas afetadas devido às enchentes na região sul do estado. Ele destacou que apenas 69 dos 441 municípios afetados solicitaram verba emergencial ao governo federal, o que foi abaixo do esperado. O Ministério fará o repasse em três faixas, dependendo da população dos municípios, com um total de R$ 110 milhões já destinados.

Projetos de reconstrução, incluindo pontes e infraestrutura, foram aprovados, com valores significativos destinados a esses esforços. A Força Nacional ampliará a segurança em abrigos, e a ministra Sonia Guajajara destacou o impacto nas comunidades indígenas, garantindo apoio com cestas básicas. O governo federal continuará discutindo medidas adicionais de apoio e renegociação de dívidas na próxima semana.

Acesse o site www.folhaonline.com.br para ler esta e outras notícias sobre o Rio Grande do Sul. 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.