Logo Baru Observatório

Confira cenas inéditas da fauna pantaneira no programa deste sábado (08/07)

A equipe do TG esteve em Miranda (MS) e flagrou uma onça-pintada amamentando dois filhotes, tamanduá-bandeira e lobo-guará.

G1 Goiás

09 de julho de 2023

Compartilhe nas redes sociais

A equipe do TG continua a aventura pelas terras pantaneiras, mas dessa vez para ir de encontro com a rainha das matas: a onça-pintada. O Pantanal é o bioma que abriga os maiores animais da espécie no mundo inteiro, com machos que ultrapassam os 180 kg.

Na cidade de Miranda (MS) a equipe recebeu a informação de que havia uma mãe com os filhotes naquela região. Além de render fortes emoções, ver uma onça-pintada amamentando é uma cena rara até para os pesquisadores locais.

Os filhotes que foram batizados de Jerônimo e Juba possuem aproximadamente 6 meses e ficam com a mãe até um ano e meio. O local já registrou mais de 210 onças ao longo dos anos e atualmente 6 animais utilizam o colar de monitoramento, que auxilia na coleta de informações e na proteção e saúde da espécie.

“Essa é uma região com densidade muito alta, tem muitos recursos. Elas têm parceiros reprodutivos, alimento, proteção, e isso vai tendo um reflexo no aumento da produção no local”, relata o biólogo Edu Fragoso sobre a quantidade de onças-pintadas na região.

Outra cena emocionante flagrada pelo TG foi de um lobo-guará, uma espécie que dificilmente é vista no Pantanal pelo fato de ser um animal típico do cerrado.

“Eu trabalho no Pantanal desde 2013 e essa é a terceira vez que eu vejo esse bicho aqui no Pantanal”, relata o guia de turismo, Rafael Andrade.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.