Chamado de 'PL do Desmatamento' projeto de Lei enfraquece a proteção ambiental
Segundo reportagem publicada pela Revista Piauí, a Amazônia pode perder quase 18 milhões de hectares de floresta, uma área equivalente à do Uruguai (17,6 milhões de hectares), se o Congresso aprovar o projeto de lei 3334/2023, que ampliará a área que donos de fazendas na Amazônia podem desmatar em suas propriedades.
18 de julho de 2024
Compartilhe nas redes sociais
Se aprovado, o projeto de lei 3334/2023 pode resultar na perda de quase 18 milhões de hectares de floresta na Amazônia, uma área equivalente à do Uruguai. Apresentado pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO), o projeto visa reduzir a reserva legal, que atualmente representa até 80% da propriedade nas regiões de floresta amazônica, para 50%. Essa mudança liberaria uma grande área para desmatamento, o que poderia emitir na atmosfera uma quantidade de carbono cinco vezes maior do que as emissões líquidas do Brasil em 2022, comprometendo os compromissos climáticos do país no Acordo de Paris.
Além disso, o projeto desobrigaria proprietários rurais da Amazônia de restaurar 6,2 milhões de hectares, somando mais de 24 milhões de hectares em risco, uma área maior que Rondônia. Segundo Tasso Azevedo, coordenador-geral do Mapbiomas, a medida contradiz as metas climáticas do Brasil, que visam zerar o desmatamento até 2030. O PL 3334 foi retirado da pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, evitando que os senadores votassem em um projeto que poderia estimular o desmatamento em meio a um desastre climático significativo no Rio Grande do Sul.
Leia a matéria completa na Revista Piauí por meio do link O BRASIL PODE PERDER UM URUGUAI DE FLORESTA SE CONGRESSO APROVAR PL DO DESMATAMENTO | revista piauí (uol.com.br)