Logo Baru Observatório

Censo do IBGE: São Paulo é a 10ª cidade com mais indígenas no Brasil; veja mapa de territórios delimitados na capital

Censo do IBGE revela que metrópole tem 19.777 indígenas, mas apenas 7% vivem nas seis áreas oficialmente delimitadas.

G1 Goiás

10 de setembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Com 19.777 pessoas que se autodeclaram indígenas, São Paulo (SP) é a 10ª maior cidade do país em números absolutos dessa população.

É o que revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7), no Censo de 2022 sobre os indígenas.

A capital paulista tem 6 territórios oficialmente delimitados para indígenas. Mas nessas regiões moram apenas 1.430 pessoas, equivalente a 7% do total.

Estes territórios delimitados estão no extremo da Zona Oeste do município (Jaraguá) ou no Sul, na região do bairro Parelheiros. Veja no mapa abaixo.

LEIA TAMBÉM:

Os seis territórios indígenas oficialmente delimitados em São Paulo abrigam diversas aldeias indígenas. A Prefeitura de São Paulo afirma que no território de Jaraguá moram as aldeias de Pyau, Itakupe, Yvy Porã, Ita Endy, Ita Vera e Ytu.

No sul, há mais de 10, ainda de acordo com a gestão municipal: Krukutu, Kalipety, Karumbe'i, Yyrexakã, Tekoa Porã, Tape Mirim, Yporã, Ka'aguy Miri, Tenondé Porã, Kuaray Oua, Takua Ju Miri e Ka'aguy Hovy.

Além de São Paulo, Salvador (BA) e Manaus (AM) estão entre as 10 maiores cidades em população indígena. Veja abaixo o ranking:

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.