Logo Baru Observatório

Caiado firma parceria com universidade chinesa nas áreas de clima e energia sustentável

Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Tsinghua, considerada 12ª melhor do mundo, firmam parceria para nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia

Diário do Estado GO

15 de novembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

O Governo de Goiás e a Universidade Tsinghua, em Pequim, capital da China, assinaram, nesta segunda-feira (13/11), memorando de entendimento para cooperação em pesquisas nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia. Os estudos devem ser conduzidos de forma integrada entre a instituição de ensino asiática, considerada a melhor do país e a 12ª do mundo pelo ranking Times Higher Education, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A parceria foi firmada durante visita do governador Ronaldo Caiado, juntamente com os secretários Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo) e Pedro Sales (Infraestrutura), ao Departamento de Engenharia Química da universidade. “Foi uma verdadeira aula que tivemos. É impressionante a dedicação e como se leva adiante a pesquisa aqui, com todo apoio do governo. É o início de uma grande parceria”, afirmou o governador.

O professor e pesquisador chinês Dehua Liu, autoridade reconhecida em todo o mundo na área da Biomedicina, celebrou o sucesso das tratativas. “Isso é só um início e esperamos colocar em prática nossa colaboração. Queremos que nosso trabalho não se limite apenas à Universidade Estadual de Goiás, mas que possa ser ampliado”, frisou, após ser convidado para conhecer o estado de Goiás.

O reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, participou da reunião da solenidade por videoconferência. “Irá trazer grandes frutos. A universidade irá dar continuidade e, em breve lapso temporal, fazer com que a inovação e o conhecimento possam ser difundidos em Goiás. Estamos abertos também para levar da UEG à China o conhecimento que temos”, pontuou o gestor.

Fundada em 1911, a Universidade Tsinghua mescla tradição e modernidade. Com foco em artes e ciências, é reconhecida como uma das mais influentes da China e, de acordo com seu site institucional, destaca empenho para “formação de cidadãos globais capazes de prosperar com os desafios do mundo atual, tornando-se líderes do amanhã”.

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.