Logo Baru Observatório

Avanço da fronteira agrícola nas últimas décadas coloca espécies de animais do Cerrado em perigo

De 1985 a 2021, a vegetação nativa do bioma foi em reduzida em 26,5 milhões de hectares, uma contração de 20%

Baru Observatório

19 de fevereiro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Um só planeta

De 1985 a 2021, foram desmatados 26,5 milhões de hectares do Cerrado, o que significa uma redução de 20% da sua vegetação nativa. De acordo com dados do MapBiomas, um projeto desenvolvido por uma rede de ONGs, universidades e empresas de tecnologia, nesse período sua cobertura vegetal caiu de 67% para 53,1%. Não é de surpreender, portanto, que o bioma seja o terceiro dos seis do país – os outros são Amazônia, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e Caatinga (sete, se contar as regiões marinhas) – com mais espécies de animais com algum grau de ameaça: 302, ou 6,3% das avaliadas.

Dessas 302, 47 estão Criticamente em Perigo (1,8%); 35, Em Perigo; e 64 são classificadas como Vulneráveis. Os números foram levantados pelo Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem como principal objetivo avaliar o risco de extinção das espécies e tornar essas informações acessíveis para ajudar na criação de políticas públicas para conservação da biodiversidade do país.

Trata-se de uma plataforma online que reúne informações sobre cerca de 15 mil espécies de animais avaliadas quanto a seu risco de extinção. Desse total, 5.513 possuem uma ficha com todos os seus dados disponíveis ao público, entre as quais 1.253 estão em alguma categoria de ameaça. No Cerrado, o principal fator que coloca em risco as espécies é o desmatamento e a consequente destruição de habitats, o que, por sua vez, é causada pela abertura de novas áreas para a agropecuária, especialmente para a expansão das lavouras de soja.

Leia a matéria completa no link Avanço da fronteira agrícola nas últimas décadas coloca espécies de animais do Cerrado em perigo | Biodiversidade | Um só Planeta (globo.com)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.