Logo Baru Observatório

Associação apresenta projeto em evento sobre bioinsumos

Biofertilizantes, compostagem, defensivos naturais, adubação verde foram práticas sustentáveis compartilhadas

24 de agosto de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Recentemente a Embrapa publicou um artigo com o título ‘Menos insumos sintéticos, mais economia e maior sustentabilidade’. O texto se relacionava aos insumos biológicos, que são realidade no campo, e que consistem em tecnologias sustentáveis para controlar pragas e doenças, para fazer crescer plantas e para fertilizar os solos. Na última semana a Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (APROAR), foi convidada a participar do Seminário Pesquisa e Inovação em Bioinsumos, promovido pela Universidade Estadual de Goiás, e falou sobre as experiências práticas realizadas pelos agricultores do município.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Álvaro Gonçalo Rodrigues, um dos fundadores da entidade, durante o Seminário foi apresentado o projeto agroecológico, que foi iniciado em Anápolis no ano de 2010, e conta com importante parceiros como EMATER, SEBRAE, EMBRAPA e Prefeitura de Anápolis. “Apresentamos os insumos ou bioinsumos, utilizados na agricultura orgânica, como biofertilizantes, compostagem, defensivos naturais, adubação verde, dentre outros, que promovem a saúde, a sustentabilidade ambiental, a vida dos solos,  fontes de água e não dizimam as abelhas”, cita.

Os insumos biológicos são os produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico. Esses insumos são também os ativos voltados à nutrição, os promotores de crescimento de plantas, os mitigadores de estresses bióticos e abióticos e os substitutivos de antibióticos. 

 

SEMINÁRIO

O pesquisador da Embrapa Cerrados e presidente do Comitê Gestor do Portfólio de Bioinsumos da Embrapa, Fábio Bueno dos Reis Junior, ministrou a palestra "A pesquisa com insumos biológicos na Embrapa". Em sua avaliação, os bioinsumos têm se mostrado como excelentes alternativas para uma produção melhor.

No período vespertino, a programação contou ainda com a palestra da coordenadora da Plataforma de Pesquisa e Inovação em Bioinsumos da UEG, professora Taís Ferreira de Almeida, que abordou o tema "Bioinsumos na UEG: perspectivas e desafios". Na sequência, houve uma roda de conversa e o encaminhamento para formação dos Grupos de Trabalho. 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.