Logo Baru Observatório

"É uma chance, se todos arregaçarmos as mangas"

Leia trecho do artigo publicado na Folha de São Paulo sobre a COP28. "Temos os conhecimentos, a tecnologia e também os instrumentos para mitigarmos, em conjunto, a crise climática; só precisamos de vontade política", diz Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha

Folha de São Paulo

01 de dezembro de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Folha de São Paulo

Uma agricultora no Níger cujos campos secaram pela ação do calor. Um pai em Palau que não sabe se sua casa ainda estará de pé quando seus filhos estiverem crescidos — ou se o aumento do nível do mar irá engolir sua aldeia. Uma criança na Amazônia que não pode mais ir de barco à escola pois o rio secou.

Prefeituras na Espanha, na Alemanha e na Lituânia que têm de encontrar uma forma de proteger suas cidades tanto da escassez de água como de tempestades cada vez mais perigosas. Seja para qual país do mundo olhemos, vemos a mesma crise: a crise climática.

Esta crise é o maior desafio a segurança do nosso tempo. Afeta a todos nós —com diferentes graus de intensidade, porém sempre de modo implacável. O que me dá esperança é que nós temos os conhecimentos, a tecnologia e também os instrumentos para mitigarmos, em conjunto, a crise climática. Só precisamos de vontade política.

Já em 2015 a comunidade internacional demonstrou possuir essa vontade quando lançou as bases para um novo mundo neutro em termos climáticos com o Acordo de Paris. Em consequência disso, quase 170 países estabeleceram seus ambiciosos próprios objetivos climáticos. Desde então, a expansão das energias renováveis acelerou de forma dramática.

Todavia quando, dentro de poucos dias, nos reunirmos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Dubai, será também com a consciência de que estamos numa corrida contra o tempo —e até agora fomos lentos demais.

A COP28 é uma chance enorme para acelerarmos o passo e devemos aproveitá-la em conjunto com alianças de países pioneiros. Pois, em Dubai começaremos a fazer o "balanço global", de nossos progressos no cumprimento dos objetivos deliberados no Acordo de Paris, e definiremos onde serão necessários reajustes.

Para ler a matéria completa acesse o link COP28 é uma chance, se todos arregaçarmos as mangas - 30/11/2023 - Ambiente - Folha (uol.com.br)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.