Logo Baru Observatório

A importância da resistência contra o “establishment” e de vozes lúcidas como a de Ailton Krenak

Esta semana, em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil recebeu uma palestra ministrada por Krenak, como parte da programação da belíssima mostra “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A exposição apresenta 120 fotografias do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, realizadas em viagens com o líder indígena pelo território amazônico, entre os anos de 1993 e 1998

13 de junho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

No CCBB Brasília, um público diverso composto por jovens estudantes, professores, jornalistas e líderes indígenas lotou o teatro para assistir à palestra do escritor, jornalista, ambientalista, pesquisador e líder indígena Ailton Krenak. Conhecido por exaltar o pensamento dos povos originários, Krenak criticou o capitalismo, o eurocentrismo e o colonialismo que moldaram a identidade brasileira desde 1500. Em sua palestra, ele destacou os impactos devastadores do capitalismo sobre a natureza e as culturas tradicionais e chamou a atenção para a visão unilateral da história que marginaliza as culturas indígenas.

Nascido em Minas Gerais e formado como produtor gráfico e jornalista no Paraná, Krenak se dedicou ao movimento indígena nos anos 80, fundando o Núcleo de Cultura Indígena para promover a cultura das etnias indígenas. Sua atuação na Assembleia Constituinte de 1987 foi marcante, onde protestou contra retrocessos nos direitos indígenas. Krenak também ajudou a fundar a União dos Povos Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta. Na palestra, ele ressaltou a importância da pesquisa indígena sobre suas próprias estruturas e culturas, destacando a resistência e a resiliência dos povos indígenas em manter suas tradições e conhecimentos.

Leia a matéria no site A importância da resistência contra o “establishment” e de vozes lúcidas como a de Ailton Krenak  - Jornal Opção (jornalopcao.com.br)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.